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Modelo de apresentação da empresa de cobrança para captação de novos credores

  • Foto do escritor: Leonardo Assuane Duarte
    Leonardo Assuane Duarte
  • 11 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura

Aqui no blog já foi discutido como conquistar clientes para sua assessoria de cobrança. Naquela ocasião, foi feito um breve resumo do tipo de credor a ser abordado, meios de comunicação utilizados, como se comportar na reunião e entre outras coisas. Neste post, será apresentado um modelo de e-mail comercial, bem como um modelo de apresentação em PowerPoint para você poder usar como base e elaborar sua própria comunicação.


Começando pelo e-mail de apresentação, ele deve ser curto, objetivo e direto. Evite e-mails longos e repetitivos. Também, evite mandar o mesmo e-mail mais de uma vez. Caso você queira mandar um segundo e-mail, elabore um novo texto. Lembre-se que seu cliente recebe inúmeros e-mails por dia, então, elabore um texto compacto, que não o aborreça e não consuma seu tempo desnecessariamente. Logo, é importante evitar muitas cores e excesso de informalidade, pois seu cliente é um gestor de uma empresa e pode não gostar de brincadeiras.


Provavelmente, você enviará inúmeros e-mails e somente uma pequena parte dos destinatários responderá sua mensagem. Perceba que o cliente só vai abrir o e-mail se ele estiver realmente procurando uma empresa de cobrança ou se estiver passando por algum problema de inadimplência e seu e-mail o faça refletir. Diante disso, é necessário ter paciência e não desistir de primeira. Isso é normal. Persista e capriche no conteúdo do seu e-mail. Invista um tempo para estudar escrita comercial (copywriting) para aprimorar cada vez mais suas mensagens.


Com relação à apresentação em PowerPoint, há quem envie juntamente com o primeiro e-mail ou envie apenas para quem responder o e-mail. Isso fica a critério da empresa e depende muito do volume de e-mails enviados. Se você enviar poucos e-mails, fará sentido anexar a apresentação no primeiro e-mail. Porém, se você enviar muitos e-mails e tiver um volume de respostas significativo, pode fazer sentido deixar o anexo da apresentação para a resposta do e-mail.


No conteúdo da apresentação, procure destacar a importância de terceirizar a cobrança e os benefícios de contar com sua assessoria de cobrança. Reserve um slide para falar sobre sua empresa, localização, ano de fundação, expertise do time de cobrança e dos sócios. Também, apresentar uma proposta financeira na apresentação é fundamental para atrair o interesse do cliente. Exiba seu modelo de precificação de forma clara e evite letras minúsculas. Por fim, agradeça a atenção do cliente e informe os dados de contato da empresa, incluindo telefone, e-mail, WhatsApp, site e redes sociais.


Seguem anexos um modelo de e-mail no Word e uma apresentação em PowerPoint para que você possa utilizar de exemplo em sua comunicação. Os exemplos utilizam dados fictícios com foco em recuperação de crédito na área de educação e exibem o logotipo do blog.




 
 
 
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